NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Solange aproveita anualmente a campanha para realizar seus exames de prevenção; Liga Feminina de Combate ao Câncer participou do sábado especial no Posto de Saúde Central; Mulheres lotaram o Posto de Saúde em busca de prevenção.
SAÚDE
Publicado em 20 OUT 2016
OUTUBRO ROSA – SAÚDE PREVENTIVA - Mais de 100 mulheres atendem ao chamado da prevenção

ARROIO DO MEIO – Mais de 100 mulheres foram ao Posto de Saúde Central na manhã do último sábado, 15, para realizar o exame de pré-câncer (70) e solicitar autorização para mamografias (70). A programação especial, oferecida ao público feminino em alusão à mobilização mundial conhecida como Outubro Rosa, visa a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, que anualmente acomete milhares de mulheres.

Entre os exemplos de prevenção e amor próprio, está Solange Borre Zanotelli, 39, moradora do Loteamento Glória, bairro Bela Vista. Após descobrir a presença de nódulos benignos, em 2010, a dona de casa, mãe de três filhos, passou a fazer exames periódicos e encarar a prevenção com seriedade. “É muito importante se prevenir, se cuidar, se amar, porque ninguém vai fazer isso por ti”, ressalta. “A busca pelo conhecimento do próprio corpo é fundamental para detectar quando algo não está bem”, aconselha.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Gustavo Zanotelli, o mês de outubro reforça os cuidados com a saúde da mulher, mas as ações seguem o ano inteiro, com mamografias mensais pelo SUS, grupos de saúde preventiva orientados por profissionais preparados, e atendimento especializado nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), com médica Ginecologista e Obstetra nos bairros. “Outubro é um momento de reforçar o trabalho que realizamos durante o ano inteiro, em promoção à conscientização e saúde preventiva”, afirma.

Saiba mais: Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. (Fonte Inca – Instituto Nacional de Câncer).

 

 

Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Maica Viviane Gebing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.