NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Facilitadores de Círculos de Paz foram certificados no Gabinete do Executivo.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Publicado em 04 JUL 2019
Município certifica 23 facilitadores de Círculos de Paz

ARROIO DO MEIO – Com o objetivo de formar facilitadores para construção de Círculos de Paz voltados à prevenção e mediação de conflitos, visando o fortalecimento das comunidades e famílias, 23 profissionais da Educação, Saúde, Conselho Tutelar e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Município participaram de uma formação de 20 horas. A certificação ocorreu no último dia 27, no Gabinete do Executivo, na presença do Prefeito Klaus Werner Schnack, vice Eluise Hammes, Secretário da Saúde e Assistência Social Gustavo Zanotelli, Secretária de Educação e Cultura Mara Betina Forneck, vereador Paulinho Volk e facilitadores da paz.

De acordo com a Assistente Social Leopoldina de Assunção Oliveira, a formação é baseada na Justiça Restaurativa, aplicada há 10 anos no Brasil, trabalhando na solução de conflitos por meio do diálogo. “A formação de facilitadores da paz tem o intuito de colaborar com uma comunidade mais pacífica, mudando o olhar na forma de pensar e de agir os conflitos e na prevenção destes, através da promoção do diálogo e da escuta e fortalecimento de relacionamentos saudáveis, principalmente dentro das escolas e famílias”, explica a Assistente Social. “Contribui muito para a articulação da Rede Municipal de Atendimento, principalmente na comunidade escolar, incluindo pais, alunos, professores, equipes diretivas e funcionários”, conclui. “Trabalha valores, princípios, escuta e empatia para compreender o outro”, complementa.

Na ocasião da entrega dos certificados, Schnack falou da importância do trabalho em rede para avanços nas áreas da Educação, Saúde e Segurança Pública. “É muito importante esse diálogo e saber ouvir na hora certa. Que o mundo tenha essa construção de mais compreensão e entendimento”, salientou o Prefeito. Representantes do grupo de facilitadores relataram experiências já aplicadas nas escolas, com grupos de alunos e professores. “Rendeu bons resultados, alunos passaram a se respeitar mais depois de participar da dinâmica, com um olhar de mais compreensão e menos julgamento”, afirmou a professora Patrícia Backes. “Construímos valores com o grupo e as pessoas se conectam através de valores parecidos quem vem de casa”, reforçou a professora Carla Hoppen. “Muito importante um ouvir o outro e as famílias se ajudarem”, reforçou Zanotelli. A formação foi uma iniciativa da Administração Municipal Comunidade e Família, por meio do CRAS, sob coordenação de empresa especializada contratada pelo Município.


 


Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Maica Viviane Gebing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.