NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Turma do EJA debate educação fiscal em noite fria de aula na EMEF Barra do Forqueta.
EDUCAÇÃO
Publicado em 10 JUL 2019
EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS Educação Financeira debatida em sala de aula

ARROIO DO MEIO – Tributos municipais e estaduais e os investimentos do Poder Público nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e demais serviços prestados à comunidade, é um dos assuntos que vem sendo debatido em sala de aula, com os 20 alunos do Ensino de Jovens e Adultos – EJA, ofertado gratuitamente no turno da noite, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra do Forqueta.

Em uma roda de conversa com a presença da Secretaria de Educação e Cultura, a professora Regina Klein compartilhou com os alunos do 6º ao 9º ano, com idades entre 16 e 46 anos, a importância da Educação Fiscal para o bom funcionamento da máquina pública e desenvolvimento do Município, em prol do cidadão. Com folder explicativo e gráfico fornecido pela Secretaria Municipal da Fazenda, a professora apresentou as porcentagens dos principais investimentos públicos, com destaque para as áreas da Educação, que absorve 35% do orçamento do Município, e Saúde, mais de 20%.

A partir das informações, os alunos relataram suas experiências positivas com os serviços de Saúde e Educação locais, comparando, inclusive, com outras realidades. “A maioria dos alunos não sabia que existe um percentual mínimo a ser investido nas áreas de educação e saúde, e que nosso município investe mais do que a lei exige”, explica a professora. “Surgiu também no debate a importância de valorizar o comércio local e pedir a nota fiscal, para que os tributos retornem em investimentos ao cidadão”, salienta.

De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, Mara Betina Forneck, a Educação Financeira é inserida no ambiente escolar, através de peças teatrais de informação e conscientização para os anos iniciais, além da abordagem em sala de aula para os anos finais, com apoio de folder explicativo produzido em parceria com a Secretaria da Fazenda, que orienta sobre os diferentes tipos de tributos fiscais, direitos e deveres, a importância da nota fiscal e de ser um cidadão consciente para o desenvolvimento local.

 

 


Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Maica Viviane Gebing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.