NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Representantes do Poder Público e da APAAM convidam comunidade para adotar cães castrados.
MEIO AMBIENTE
Publicado em 21 AGO 2019
SAÚDE PÚBLICA - Programa de Controle de Natalidade Animal soma 600 cães e gatos castrados

ARROIO DO MEIO – Cerca de 600 cães e gatos foram castrados desde 2017. Os números são do Departamento do Meio Ambiente, responsável pelo Programa de Controle de Natalidade de Animais, amparado na Lei 3.609/2017, realizado por meio do programa guarda-chuva Nossa Cidade, Meu Lar. Os principais objetivos são a promoção da saúde pública e o bem-estar animal, já que a medida evita a superpopulação e o abandono de cães e gatos, a proliferação de vetores e doenças, além de contribuir com a organização da cidade.

Segundo a Coordenadora Rose Maria Grassi, a partir da aprovação da lei de cuidado e bem-estar animal, foi possível avançar em intervenções nas áreas que o Município vinha monitorando com maior incidência de abandono e localidades com superpopulação de animais. Com isso, o programa intensificou as castrações dos cães lotados na Associação de Proteção aos Animais de Arroio do Meio (APAAM) e iniciou o serviço em clínica terceirizada, contratada pelo Poder Público via processo licitatório.

Para se habilitar ao serviço, o cidadão deve se cadastrar junto ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), respeitando critérios como a renda familiar, endereço e preferência por animais adotados que estavam em situação de abandono.

ADOTE FÁCIL!

O novo sistema de adoção responsável Adote Fácil, convida a comunidade para conhecer a APAAM todas as quartas-feiras e sábados à tarde. Cerca de 80 cães castrados e vacinados estão lotados provisoriamente no canil, onde aguardam por um lar definitivo. Para adotar é necessário escolher o cão, preencher o termo de responsabilidade e levar seu animal de estimação para casa no mesmo dia.

 

 


Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Maica Viviane Gebing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.