NOTÍCIAS
NOTÍCIA
Representantes do STR, Paulo Grassi e Astor Klaus, encaminharam pedido ao Prefeito Klaus Werner Schnack e Secretário Eloir Lohmann, amparados na Resolução FEAPER 007/2020.
AGRICULTURA
Publicado em 02 JUL 2020
ESTIAGEM - Arroio do Meio encaminha ressarcimento integral do Milho Troca-Troca aos produtores

ARROIO DO MEIO – A pedido do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Conselho Arroio-meense de Desenvolvimento Rural (Conar), a Administração Municipal/Secretaria da Agricultura encaminhou um projeto de lei que visa o ressarcimento integral dos recursos do Milho Troca-Troca Safra e Safrinha para os produtores rurais de Arroio do Meio. Amparado na Resolução FEAPER 007/2020 - Governo do Estado, como forma de incentivo aos produtores, o projeto considera os prejuízos da estiagem que assolou o Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano e deve ser votado na próxima sessão da Câmara.

 

De acordo com o Secretário da Agricultura, Eloir Lohmann, a medida beneficiará cerca de 500 produtores rurais, que serão ressarcidos pelo Município e Estado, referente ao programa Milho Troca-troca. O reembolso poderá ser feito assim que a lei for sancionada, através de encaminhamento junto ao setor de Protocolo da Prefeitura. “O desconto concedido pelo Governo do Estado ao produtor será ampliado no Safra e integral no Safrinha. Diante dessa realidade, o Município ressarcirá de forma integral os produtores, considerando os incontáveis prejuízos que os mesmos tiveram diante dessa estiagem histórica”, explica Lohmann.

 

Saiba mais: Arroio do Meio decretou Situação de Emergência em 10 de janeiro. Desde então, a Administração Municipal/Secretaria da Agricultura atua com diversas medidas paliativas focadas em minimizar os efeitos e prejuízos da estiagem, incluindo a abertura de mais de 150 poços de dessedentação animal nas propriedades, execução de poço artesiano no Morro São José, transporte de água em Linha 32, conexão do poço executado em Rui Barbosa ao reservatório e rede de distribuição, transporte de milho, farelo, casca de soja e feno como complemento à alimentação dos animais, entre outras ações. “Atuamos de forma conjunta entre Secretaria da Agricultura, Subprefeituras, Defesa Civil, Corsan e Sociedades de Água do interior, com o objetivo de minimizar os prejuízos causados pela estiagem aos nossos produtores e famílias rurais”, salienta o Secretário.

 

 

 

 


Fotos: Maica Viviane Gebing
Texto: Maica Viviane Gebing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.