NOTÍCIAS
NOTÍCIA
.
EDUCAÇÃO
Publicado em 07 JUN 2021
Projeto educacional busca contribuir com a formação humana dos estudantes

Projeto educacional busca contribuir com a formação humana dos estudantes

  ARROIO DO MEIO – A tarde de segunda-feira, dia 31 de maio, foi de reencontro entre as equipes diretivas das Escolas Comunitárias de Educação Infantil e Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Com um ambiente acolhedor, preparado com muito carinho, foi lançado o projeto educacional para o período de quatro anos pela Secretaria de Educação e Cultura, o qual tem o propósito de contribuir com a formação de seres humanos melhores para a sociedade.
  Com duração de quatro anos, o projeto foi planejado tendo em vista a realidade atual da sociedade e suas demandas. O foco é o ser humano, tendo como premissa o seu protagonismo diante das possíveis demandas sociais que se almeja. Foram lançadas duas propostas: uma envolvendo as Escolas Comunitárias de Educação Infantil e outra, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental.
O lançamento ocorreu no Seminário Sagrado Coração de Jesus, com a presença das equipes diretivas das ECEIs e EMEFs, do prefeito Danilo José Bruxel, da vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen, do Secretário da Administração, Áurio Scherer, do presidente do Legislativo, César Kortz, do Pároco Alfonso Antoni do Conselho Municipal de Educação e de toda a equipe da Secretaria de Educação e Cultura.
Em sua fala, o prefeito Danilo saudou o público, frisando a expectativa de todos para que encontros como estes possam voltar a acontecer o quanto antes. “Disponibilizamos a primeira dose da vacina aos profissionais da educação, atitude que consideramos importante, pois não conseguiríamos pensar em ter que interromper as atividades escolares novamente. Aproveito para parabenizar toda a equipe da Educação que preparou este momento com muito carinho”, ressaltou.
A Secretária de Educação, Iliete R. Winck, destacou que o projeto representa as intenções, enquanto Secretaria de Educação e Cultura, de construir uma sociedade melhor para se viver. “Preocupar-se com o outro, com o espaço que ocupamos, com aqueles que convivemos demonstra que estamos conectados com as demandas da sociedade atual. É isso que propomos. A partir destes projetos contribuiremos com a formação do caráter, da índole, da personalidade das nossas crianças e adolescentes, para que possamos ter cidadãos mais humanos, solidários e conscientes”.

Projeto SEMEARTE
A coordenadora da Educação Infantil, Adriana Kunrath Hammes, explanou sobre o projeto SEMEARTE, no qual as crianças terão a oportunidade de conhecerem o mundo ao seu redor, através do contato com a natureza. Conforme Adriana, “elas desfrutarão de um aprendizado rico e significativo, embaladas pela curiosidade, convivendo, brincando, participando, explorando, expressando e conhecendo a si mesmas”.
O projeto SEMEARTE será dividido em quatro eixos temáticos, sendo um tema para cada ano. O primeiro é “Momento de preparar o solo”; o segundo “Momento de semear”; seguido pelo “Momento de florescer” e encerrando pelo eixo temático “Momento da colheita”. “Queremos que nossas crianças criem uma relação e uma conexão com a natureza”, reforça Adriana.


Projeto CONEXÕES
Para os estudantes do Ensino Fundamental, o projeto a ser desenvolvido terá sob título CONEXÕES. Conforme a Chefe de Equipe de Supervisão Patrícia Backes, ele será desenvolvido em quatro blocos, um por ano, como segue: Identidades (autoconhecimento - conexão com o meu “eu”), Territórios (espaços que ocupo - conexões com os grupos sociais aos quais pertenço), Transformações (reflexões e mudanças de atitude - novas conexões internas) e Vínculos (meu relacionamento com o mundo, externando o que foi apreendido - conexões com o meu entorno).
A ideia de abordar os temas apresentados surgiu a partir do que estamos vivendo no mundo atualmente. “Promover um movimento de compreensão e superação coletiva dos tempos desafiadores que estamos vivendo é um dos propósitos. Nesse processo, a educação é essencial. Nós, profissionais da educação, somos promotores dessas ações, isto é, encorajamos os nossos estudantes a serem protagonistas de suas vidas. Queremos despertar nos nossos estudantes a empatia e a solidariedade, fomentando a autonomia e a autodeterminação. Isso se dará através de reflexões e práticas, tendo em vista a compreensão dos direitos e deveres, o respeito à diversidade, enfim, o bem comum, no intuito de traçar um futuro mais otimista e promissor para os nossos jovens arroio-meenses”, ressaltou Patrícia.

Fotos: Daiane Kalsing
Texto: Daiane Kalsing
Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.
© 2016 - Município de Arroio do Meio RS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Vertigo Comunicação.